Mudança de Chave! Ubuntu 25.10 Adota o Dracut como Ferramenta Padrão de Initramfs!
Olá pessoal, Professor Juliano Ramos por aqui, um bom dia, uma boa tarde e uma boa noite a todos vocês, a vida é muito boa e com Deus sempre vai dar certo.
Mudança de Chave! Ubuntu 25.10 Adota o Dracut como Ferramenta Padrão de Initramfs!
Olá, pessoal! Como estudantes de Linux ou membros da família de cursos da Certbest (https://certbest.com.br), sabemos que o universo Linux está sempre em movimento, e uma das distros mais influentes, o Ubuntu, está prestes a fazer uma mudança significativa. A próxima versão, Ubuntu 25.10, vai trocar a ferramenta padrão de initramfs de initramfs-tools
para Dracut.
Mas, afinal, o que é isso? Pense no initramfs como uma “maleta de ferramentas” essencial para o seu sistema. Antes que o sistema operacional inicie completamente, o initramfs é carregado na memória e contém tudo o que o kernel precisa para encontrar e montar o sistema de arquivos raiz (onde o seu sistema está instalado). É como um kit de primeiros socorros para o seu carro, que garante que ele ligue e comece a rodar.
Por que a Mudança para Dracut?
A ferramenta atual, initramfs-tools
, é robusta e faz seu trabalho, mas o Dracut é considerado por muitos como uma opção mais moderna, flexível e eficiente. A adoção do Dracut traz algumas vantagens importantes:
- Gerenciamento de Módulos: O Dracut tem uma maneira mais inteligente de lidar com os módulos do kernel, criando um initramfs menor e mais rápido, pois ele inclui apenas o que é estritamente necessário para o seu hardware. É como arrumar sua mala de viagem levando só o essencial, em vez de levar tudo que tem no guarda-roupa.
- Compatibilidade e Flexibilidade: O Dracut já é a ferramenta padrão em muitas outras distribuições, como Fedora, RHEL e openSUSE. Essa padronização facilita o trabalho dos desenvolvedores e administradores de sistemas, pois uma mesma ferramenta pode ser usada em diferentes ambientes.
- Desempenho: Com um initramfs mais leve e otimizado, o tempo de boot (inicialização) do sistema tende a ser um pouco mais rápido.
Para nós, administradores de sistemas, essa mudança é algo a ser acompanhado de perto. É a evolução natural do ecossistema Linux. Entender por que essas mudanças acontecem e como elas afetam o sistema nos torna profissionais mais completos e preparados.
Embora o Dracut seja mais automático, é sempre bom ter o conhecimento de como ele funciona. Por sorte, ele vem com um conjunto de ferramentas simples de usar, então não precisa se preocupar. A jornada de aprendizado continua!
Tags: Linux, Ubuntu, Ubuntu25.10, Dracut, Initramfs, Initramfs-tools, SysAdmin, Kernel, OpenSource, Desenvolvimento
Faça uma formação completa de Linux do Zero ao Administrador com foco nas principais certificações Linux internacionais como LPI e Red Hat por apenas R$ 130,00 pagamento único e acesso vitalício, conheça: https://certbest.com.br
Autor: Prof. Juliano Ramos, Hacker ético – Certificado pela CISCO, Certificado Linux Professional Institute desde 2002 – Nível II, Certificado SUSE CLA, Red Hat RHCSA, Certificado CISCO CCNA e ITIL, autor de dezenas de e-books sobre a Administração de Sistemas Linux. Usuário Linux desde 2000. Consultor desde 2004, quando obtive minha primeira certificação pela Conectiva Linux.
Referências: