As 5 Principais Ferramentas de OCR de Código Aberto para Linux em 2025
Olá pessoal, bom dia, boa tarde e boa noite, Prof. Juliano Ramos por aqui – A vida é muito boa e com Deus sempre vai dar certo.
OCR, que significa reconhecimento óptico de caracteres, é a tecnologia que converte imagens, fotos ou documentos digitalizados em texto editável e pesquisável. Com essa ferramenta, você não precisa digitar documentos manualmente, pois eles são transformados automaticamente em um formato de texto legível por máquina, o que é útil em diversas situações e permite que você economize tempo e esforço.
Se você está procurando por uma ferramenta de OCR fácil de usar, mas poderosa, existem ótimas opções de código aberto disponíveis para usuários do Linux. Neste artigo, você encontrará os melhores programas que pode usar para transformar qualquer coisa, de uma foto a uma cópia digitalizada de um documento legal, em texto editável.
1. Ferramentas de OCR no ONLYOFFICE Docs
Se você trabalha frequentemente com documentos, planilhas, apresentações, diagramas e PDFs, o ONLYOFFICE Docs pode ser a escolha ideal. Ele combina recursos confiáveis de OCR com a funcionalidade de um pacote de escritório de código aberto completo.
Disponível como uma solução auto-hospedada para servidores Linux e Windows, o pacote também oferece um aplicativo de desktop gratuito, compatível com qualquer distribuição Linux.
No ONLYOFFICE Docs, o OCR funciona de duas maneiras. A primeira é através de um plugin de OCR no marketplace de plugins integrado. Ele não vem pré-instalado e requer uma instalação manual de apenas alguns cliques. Após a instalação, o plugin permite que você reconheça texto em imagens e fotos nos formatos PNG e JPG e insira o texto em seus documentos para edição posterior.
O plugin OCR do ONLYOFFICE é baseado no Tesseract.js, uma biblioteca JavaScript construída sobre o motor de OCR Tesseract, e oferece suporte para mais de 60 idiomas.
A segunda forma de usar o OCR no ONLYOFFICE Docs oferece mais oportunidades e recursos, pois envolve inteligência artificial. O pacote possui um plugin especial que integra assistentes de IA e chatbots populares, utilizando seus recursos para tarefas como geração de texto, tradução e resumo. Alguns modelos modernos de IA são projetados especificamente para fins de OCR e podem ser adicionados ao plugin ONLYOFFICE AI com uma chave de API válida. Uma vez adicionado, o seu modelo de IA pode reconhecer texto de imagens em seu documento usando a opção de OCR no menu de contexto. A maior vantagem dessa integração é que você pode converter imagens em texto editável diretamente nos seus documentos.

2. OCRmyPDF
OCRmyPDF é uma ferramenta de código aberto que reconhece texto e adiciona uma camada de texto OCR a arquivos PDF, tornando-os pesquisáveis e permitindo que você copie e cole o conteúdo. A ferramenta adiciona novas camadas de texto pesquisáveis aos PDFs digitalizados, mantendo os elementos de formatação originais. O resultado da conversão é um novo arquivo PDF/A pesquisável com imagens otimizadas.
A ferramenta utiliza o mecanismo de OCR Tesseract e processa facilmente arquivos com milhares de páginas. Outra vantagem é que ela mantém seus dados privados, o que permite trabalhar com arquivos e documentos confidenciais. Como uma ferramenta de linha de comando, o OCRmyPDF requer conhecimento de comandos de terminal, mas permite automatizar o processo de reconhecimento óptico de caracteres.
3. gImageReader
O gImageReader é um programa de OCR gratuito e de código aberto, desenvolvido como um front-end amigável para o mecanismo de OCR Tesseract. Graças à sua interface gráfica intuitiva, usuários Linux podem extrair texto de imagens, fotos, documentos digitalizados e arquivos PDF sem esforço, facilitando a obtenção de formatos de texto editáveis. Ao usar esta ferramenta, você pode selecionar manualmente a área de reconhecimento necessária ou usar a opção de seleção automática.
Uma das vantagens do gImageReader é a capacidade de processar vários arquivos de uma só vez, permitindo que você lide com um grande número de documentos com muito mais rapidez. Além de imagens e PDFs, o gImageReader também suporta hOCR, um padrão aberto de representação de dados para texto formatado obtido por OCR. Outro ponto que vale a pena mencionar é o suporte multilíngue.

4. OCRFeeder
OCRFeeder é um pacote de OCR de código aberto para o ambiente de trabalho GNOME. A ferramenta possui uma interface gráfica de usuário com a qual você pode corrigir rapidamente caracteres não reconhecidos no seu texto, editar caixas delimitadoras, definir estilos de parágrafo e outros elementos, e fazer todas as outras modificações manuais após a conclusão do processo de OCR.
Com o OCRFeeder, você pode importar PDFs e salvá-los em diversos formatos após o processamento, como ODT ou HTML. Ao abrir um documento para reconhecimento óptico de caracteres, o programa descreve automaticamente seu conteúdo e realiza o OCR sobre os caracteres de texto com precisão. Além de sua interface gráfica, o OCRFeeder também suporta operação de linha de comando e fornece processamento automático de documentos em lote, o que economiza muito tempo e esforço.
5. Paperwork
O Paperwork é mais do que um aplicativo OCR de código aberto. É uma plataforma completa de gerenciamento de documentos com recursos para anotações. O conceito principal deste software é ajudar usuários Linux a armazenar, organizar e gerenciar todos os seus documentos eletrônicos em um só lugar.
Se você não quer perder muito tempo classificando e categorizando seus documentos, o Paperwork faz a diferença. Sua abordagem “digitalize e esqueça” permite que você digitalize um documento uma vez e esqueça sua existência até precisar dele novamente. O aplicativo transforma todos os seus arquivos em documentos pesquisáveis para que você possa encontrar rapidamente o documento desejado digitando apenas algumas palavras.
O Paperwork se integra facilmente com serviços de terceiros, permitindo que você conecte Nextcloud, Syncthing, SparkleShare ou outras ferramentas e crie um espaço de armazenamento centralizado para todos os seus arquivos em diferentes pastas. Ele digitaliza e converte texto de imagens em um formato editável, permitindo que você selecione, copie e cole o que precisar.
Conclusão
Embora o software de OCR seja um nicho específico e nem todos os usuários de Linux precisem dele regularmente, esses programas são de grande ajuda quando você deseja converter uma captura de tela ou um PDF digitalizado em texto editável. De ferramentas de linha de comando a aplicativos com interface gráfica, você tem uma boa escolha para o seu sistema operacional Linux.
Todas as opções listadas acima têm seus pontos fortes e fracos e funcionam melhor em determinadas circunstâncias. No entanto, todas são de código aberto e lidam com eficiência com tarefas de OCR.
Tags:
Linux, OpenSource, OCR, ReconhecimentoÓpticoDeCaracteres, Ferramentas, Produtividade, ONLYOFFICE, OCRmyPDF, gImageReader, OCRFeeder, Paperwork, Tecnologia, 2025